Histórias de uma animação histórica...

Espaço de reflexão e partilha de histórias sobre a dinamização educativa da exposição sobre o ouro popular português "O trajar e o ourar" no Museu de Lamego.


11 abril 2005

As ceifeiras

Em vez de um, as crianças encontram dois chapéus de palha! Duas simpatiquíssimas ceifeiras andam a cantarolar pelos campos, ceifando. Apresentam-se, explicando o que fazem e mostrando quer espigas de trigo quer a própria foice! Os chapéus de palha servem para se proteger do sol!

Image hosted by Photobucket.com

Rapidamente as crianças apresentam o seu problema: procuram jóias para a Antonieta que anda a chorar... As ceifeiras só encontram uma solução: pedir às suas amigas que mostrem o seu ouro a estes novos amigos. E de vitrine em vitrine, as crianças são apresentadas às amigas e analisam as jóias que estas usam em busca dos diferentes motivos que estas ostentam. É um trabalho difícil que requer muita concentração! Por isso o grupo é dividido e apoiado pelos cúmplices de exploração.

Image hosted by Photobucket.com

Surgem algumas dificuldades como o motivo "borboleta" que para as crianças era mais parecido com um coração invertido, mas a meia lua, as uvas, a estrela, a flor e a cruz foram identificadas sem problemas. As crianças também excluiram sem problema os motivos "intrusos" que constavam da lista que lhes foi fornecida para depois apresentarem à D. Antonieta.

1 Comments:

Blogger sil disse...

a agricultura é sem duvida algo que sempre me intressou_
tenjo 16 anos e ando numa escola profissional de agricultura_
quero seguir ciencias zootecnica e gostaria de saber a melhor faculdade

terça-feira, maio 06, 2008 1:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home