Histórias de uma animação histórica...

Espaço de reflexão e partilha de histórias sobre a dinamização educativa da exposição sobre o ouro popular português "O trajar e o ourar" no Museu de Lamego.


29 março 2005

Um choro tenebroso

Estavam as crianças a começar a apropriar-se do espaço e a interagir com as suas cúmplices de exploração quando... um enorme choro, triste, triste, triste, quase desesperado, encheu as salas do museu!

Image hosted by Photobucket.com Image hosted by Photobucket.com


Era a Dona Antonieta, uma dama nobre que as crianças cumprimentam com uma vénia, que se veio lamentar junto dos pequenos visitantes. E que problema assombra a vida desta senhora? Perdeu as suas jóias! As suas maravilhosas jóias... O seu esposo, Francisco Anacleto, bem tenta consulá-la, mas nada a demove daquele pranto.
Excepto talvez... Francisco, nobre cavalheiro e bem esperto, vê as potencialidades das crianças para resolverem aquele problema. E eis que o problema lhes é colocado: precisamos de jóias novas para a Dama Antonieta, serão os meninos capazes de ajudar? Não é tarefa fácil! É preciso saber que jóias encomendar ao ourives... E assim começa a descoberta do ouro na cultura portuguesa do século XVIII.

Image hosted by Photobucket.com