Histórias de uma animação histórica...

Espaço de reflexão e partilha de histórias sobre a dinamização educativa da exposição sobre o ouro popular português "O trajar e o ourar" no Museu de Lamego.


22 março 2005

Acolhimento

Tal como quando chegam às suas salas, ao entrar no museu as crianças reuniam-se para trocar ideias.
Falava-se do museu - o que é. o porquê da visita. se já lá tinham estado. - e dos cuidados a ter com as "coisas muito antigas" que lá se podem ver. Combinava-se a deslocação por comboio e a disposição em meia-lua quando precisávamos de olhar para alguma coisa.
Começava-se a conversa sobre o ouro...  o ouro como metal precioso. que coisas se fazem de ouro? porque se faz coisas de ouro?chegávamos às jóias! quem tinha brincos, anéis, pulseiras... algum de ouro? as mães usam? as avós? tias?...
Os nobres - senhores ricos que viveram há muito muito tempo - usavam muito ouro. Pelo meio da conversa sobre os nobres havia tempo para aprender a fazer vénias - algumas crianças já tinham feito vénias nos teatros e outros espectáculos feitos no jardim - não fosse surgir algum nobre!
Mal sabiam que mesmo ao virar da esquina...

Image hosted by Photobucket.com


1 Comments:

Anonymous Antonieta disse...

Muitas pessoas podem pensar que os responsáveis pelo acolhimento pouco contribuíram para este projecto, mas o que é certo, é que contribuímos e muito!!Eu gostei muito de participar neste projecto, pois trouxe-nos muitas vantagens. aprendemos muito com as crianças e apercebemo-nos de que o Jardim de Infância não é o único local onde podemos ensinar alguma coisaàs crianças.podemos lhes mostrar e dar a conhecer muitas coisas fora das suas paredes, e este projecto teve esse objectivo, levar a criança a conhecer um pouco mais sobre a sua região.Isto de uma forma animada e motivadora para as crianças.
Quem não visitou o museu não sabe o que perdeu!!!

sexta-feira, abril 08, 2005 12:46:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home